Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

Especial: Filmes do Homem-Aranha (Parte I)

Você votou e, com 75% da preferência, o Homem-Aranha ilustra nosso “Especial”!


Mês passado, o CineVisão abriu uma enquete perguntando qual desses heróis vocês gostariam de ver em uma matéria especial: Batman ou Homem-Aranha? Ambos têm novos filmes estreando este mês, mas só o aracnídeo leva o “Especial CineVisão” para casa, com uma vitória de lavada na enquete contra o homem-morcego.

O Espetacular Homem-Aranha” chegou aos cinemas do Brasil dia 6 de julho, com uma repaginada total em relação à última trilogia: um novo ator vivendo Peter Parker, uma nova mocinha, um novo vilão... Mas antes de falar sobre a obra mais recente, você lê aqui no blog sobre todos os filmes já feitos sobre o herói da Marvel. Hoje, publicamos a primeira parte, com os filmes dos anos 70. Divirta-se!

Homem-Aranha – O Filme (1977): o primeiro filme produzido sobre o aranha aconteceu devido ao sucesso que o seriado “Hulk” vinha fazendo no Estados Unidos na década de 70. Contando a história do personagem a partir do momento em que Peter Parker (vivido por Nicholas Hammond) ganha poderes de aranha ao se envolver em um acidente no laboratório de sua faculdade e daí passa a lutar contra o crime em Nova York, o filme ignorou o passado clássico que conta a morte do Tio Bem em um assalto. Com um baixo orçamento, efeitos ruins e nenhum grande vilão de destaque, o filme sofreu desaprovação do próprio Stan Lee, criador dos quadrinhos. Produzido para passar na TV, o filme acabou sendo exibido em salas de cinema de vários lugares do planeta, inclusive do Brasil.


O Retorno do Homem-Aranha (1978): continuação do primeiro filme, não se deu ao trabalho de recontar a história de Parker e já começa desenvolvendo uma nova trama. Para alertar o mundo para o perigo da energia nuclear, um grupo de estudantes da faculdade de Peter Parker rouba uma carga de urânio do campus e constroem uma bomba com ela. No entanto, a bomba é roubada pelos capangas de Mr. White – um criminoso que tem a intenção de assassinar o presidente americano. A mídia acaba passando para o povo uma versão na qual o Homem-Aranha é o culpado pelo roubo do urânio e o herói precisa correr contra o tempo para provar sua inocência e evitar o ataque à autoridade máxima dos Estados Unidos. Mais uma vez o filme produzido para a TV foi exibido nos cinemas do mundo e fez enorme sucesso no Brasil, contando até com um álbum de figurinhas.


Homem-Aranha – A Fúria do Dragão (1979): finalizando a saga com Nicholas Hammond como protagonista, “A Fúria do Dragão” aborda o caso de um ministro do governo chinês que é acusado injustamente de vender segredos militares aos EUA. Cabe ao Homem-Aranha a missão de inocentá-lo e provar que tudo não passava de uma armação de um empresário americano que, com o intuito de construir uma usina de aço na China, pretendia afastar o ministro. O desenrolar do caso acaba levando o herói a Hong-Kong. Ainda com baixo aporte financeiro e com retorno fraco, o filme é mais uma vez uma decepção, mas ainda assim conquistou um espaço em diversos cinemas pelo mundo. No Brasil, foi lançado somente em VHS.


Na próxima parte do Especial, falaremos sobre a trilogia dos anos 2000, com Tobey Maguire no papel principal. Fique de olho no CineVisão!

Um comentário: